Com a pandemia do novo coronavírus, e o consequente isolamento social, o crescimento do e-commerce no Brasil disparou. De fato, muitas lojas novas surgiram, enquanto diversos varejistas do comércio tradicional migraram para a internet.

Agora, definitivamente, não existe mais a antiga desconfiança em comprar pelo comércio eletrônico. Então, com esse crescimento do e-commerce, vale a pena mesmo investir em vendas pela internet?

Junto dessa dúvida, surgem ainda outras questões. Será que vale a pena investir em ter um armazém próprio? Ou seria melhor terceirizar o estoque?

A Elemar separou algumas informações para você que não sabe se deve investir no e-commerce. Além de trazermos algumas dicas em relação a qual tipo de armazenagem é melhor para você. Por isso, siga a leitura e descubra tudo que você precisa saber sobre estoque para e-commerce.

Crescimento do E-commerce

Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o crescimento do e-commerce nos últimos meses foi enorme. Desde o início da pandemia mais de 125 mil lojas aderiram às vendas pela internet. Sendo que, antes da pandemia, a média mensal era de 10 mil lojas por mês.

Isso porque, é preciso estar onde o consumidor está. Nesse sentido, a internet é o lugar perfeito, simplesmente porque todo mundo está nesse mundo virtual. Assim, para não ficar atrás da concorrência, sem dúvidas, o seu negócio também precisa estar online.

Inclusive, ainda de acordo com os números da ABComm, entre os setores em alta estão Moda, Alimentos e Serviços. A Compre&Confie, movimento mantido por empresas que certifica a excelência das compras online, também registrou números impressionantes,

De janeiro a maio houve aumento de 65,7% no número de pedidos e de 56,8% em faturamento. Os maiores crescimentos foram em Beleza & Perfumaria (107,4%), Móveis (94,4%), Eletroportáteis (85,7%), Eletrônicos (68,4%) e Esporte & Lazer (66,8%).

Assim, é evidente a necessidade de disponibilizar a venda dos seus produtos ou serviços pela internet. Mas, então, como fazer com o estoque?

crescimento do e-commerce

Vale a pena investir em estoque próprio?

Digamos que você decidiu levar o seu empreendimento para o comércio eletrônico, agora falta definir o melhor tipo de estoque. Certamente, tudo depende do tipo de negócio que você tem. Afinal, existem muitos modelos de estoque que você pode adotar em seu e-commerce.

Veja o nosso post sobre esse assunto: Saiba qual é o melhor tipo de estoque para o seu e-commerce.

Entretanto, antes de tomar uma decisão, é preciso levar em consideração algumas características da sua loja:

 1) Tipo de Material Comercializado

Primeiramente, você deve refletir sobre o processo de fabricação e o tipo de produto que a sua loja vende. Por exemplo, muitos empreendimentos confeccionam materiais personalizados.

Ou seja, a fabricação do item é realizada conforme o pedido de cliente. Nesse caso, a produção deve ser feita sob encomenda, não existindo a necessidade de um armazém.

Por outro lado, a situação muda quando os produtos são vendidos em grandes quantidades, ou quando são materiais de revenda. No caso de venda de produtos padronizados, sem dúvida, contar com um estoque é mais vantajoso.

Isso porque o armazém possibilita que você tenha os produtos a pronta entrega, agilizando o envio ao cliente final.

Fora que, com uma boa gestão de estoque, o armazém facilita o entendimento de quais itens são mais populares. Ou seja, você descobre qual produto tem maior saída e qual acaba ficando parado no estoque.

 2) Disponibilidade Financeira

Certamente, o investimento financeiro é uma parte importante na hora de pensar em armazenagem. Aliás, essa é uma questão que está ligada ao tópico anterior, uma vez que o investimento varia dependendo do produto.

Por exemplo, quando o produto é feito sob medida, o custo de produção é coberto pela venda já realizada. Por isso, geralmente essa estratégia é eficaz para quem começa um negócio com pouco dinheiro.

No entanto, para manter um estoque é preciso ter uma reserva de caixa para cobrir as despesas fixas da armazenagem. Isso porque, manter o estoque armazenado requer um investimento no local e na gestão.

Entretanto, para isso existe o conceito de Armazém Geral, ou estoque terceirizado. Esse tipo de armazenagem oferece uma gama de benefícios, entre eles a redução de custos.

crescimento do e-commerce 2

 3) Relação com o Cliente Final

Sem dúvida, um cliente satisfeito é essencial para garantir o sucesso de uma loja virtual. Com o crescimento do e-commerce, um grande diferencial para agradar e fidelizar o cliente é a entrega.

De fato, ninguém fica feliz quando a encomenda demora muito tempo para chegar. Além disso, se o prazo de entrega não for cumprido, é possível até mesmo que o cliente desista da venda. Fora que, fazer o cliente esperar muito para que um item volte a ficar disponível no estoque também é desestimulador.

Nesse sentido, contar com um estoque é muio vantajoso para que a entrega seja rápida e dentro do prazo. Ademais, com uma boa gestão de estoque, acaba o problema de produtos em falta. Isso porque, com um sistema de gerenciamento, você consegue saber quais produtos têm mais giro e precisam ser repostos.

Fora que um estoque, principalmente em um centro de distribuição especializado, garante a logística dentro do prazo. O acesso a esses centros se dá através da terceirização do estoque, com um Armazém Geral. Portanto, nesse caso, a armazenagem terceirizada, com certeza, é uma boa opção.

 4) Espaço para Armazenagem

Para manter um estoque o primeiro requisito necessário é o espaço físico. Afinal, sem ter onde colocar os produtos, a armazenagem simplesmente se torna impossível.

Assim, quanto mais itens você vender no seu e-commerce, maior será a necessidade de espaço para armazená-los. Da mesma forma, quanto maior o espaço, os custos também serão elevados.

Isso porque você precisa de um lugar adequado para armazenar os itens da sua loja. Sem dúvida, não basta deixá-los soltos pela casa, já que muitos produtos podem acabar se perdendo na bagunça. Igualmente, é preciso que o local de estoque ofereça segurança para o material armazenado.

Ou seja, o espaço para armazenagem deve oferecer os meios para se manter uma boa gestão de estoque. Nesse sentido, o local precisa permitir o registro diário de vendas, além do controle de entrada e saída de produtos.

Caso você não possua um lugar assim, a terceirização é a solução que você precisa. O Armazém Geral conta com as melhores e mais avançadas condições estruturais para armazenagem.

estoque para e-commerce

Como começar a estocar?

Com o crescimento do e-commerce cada vez maior, investir em um estoque, com certeza, pode ser vantajoso. A não ser que os seus produtos sejam confeccionados por demanda, o estoque trará benefícios para o seu negócio.

Nesse sentido, contar com um Armazém Geral é a melhor opção! Por isso conte com a Elemar Armazém Geral e Logística para começar o seu estoque. Estamos há quase quarenta anos no ramo da armazenagem e logística. Garantimos, assim, o sucesso dos nossos clientes. Portanto, entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento para o estoque da sua loja virtual.

Confira também nosso texto Loja virtual: saiba como montar seu estoque inicial.

Gostou das dicas? Então siga a Elemar nas redes sociais, Facebook e Instagram. Lá você encontra mais informações e todas as novidades do mundo da armazenagem e logística.