Você está pensando em vender produtos ou serviços pela internet, mas ainda não sabe no que investir? Afinal, qual seria melhor: E-commerce ou Marketplace? Qual é o mais vantajoso? E como fica a questão do estoque para cada tipo de negócio?

Certamente, ambos possuem benefícios próprios que podem ser mais, ou menos, favoráveis para cada tipo de negócio. Contudo, independente de qual for melhor, a internet, com certeza, é um ramo que merece seu investimento.

Sem dúvida, a internet consegue atrair uma gama muito maior de clientes do que o varejo tradicional. Assim, a venda de produtos e serviços online crescem a cada dia mais. Fora que o consumidor também está cada vez mais confiante em comprar pela internet.

Portanto, não há dúvidas na hora de lançar o seu negócio no mundo virtual, a resposta é sim! Mas agora resta saber em qual investir em termos de armazenagem, E-commerce ou Marketplace. Para tanto, primeiro é preciso entender como cada modelo de negócio funciona e depois pensar no estoque.

Por isso, continue a leitura e confira todas as informações e dicas que a Elemar preparou para você. Especialistas em armazenagem e logística, contamos com quase 40 anos de atuação no mercado. Assim, compartilhamos um pouco dessa experiência com você que ainda tem dúvidas. Confira.

E-commerce ou Marketplace: quais são as diferenças?

O E-commerce se popularizou no imaginário comum já faz algum tempo. Enquanto isso, o Marketplace é um conceito que vem chamando atenção há apenas alguns anos. Isso porque esse segundo tipo de comércio online é relativamente novo. Ele surgiu devido às necessidades do mercado.

Por isso, muitas pessoas ainda têm dificuldades de entender o que é cada uma dessas modalidades. Ainda mais quando a intenção é investir em uma delas. Entretanto, as diferenças são simples, descubra abaixo:

 E-commerce: O que é?

O E-commerce são as famosas lojas virtuais. Ele é o tipo de negócio online mais conhecido e utilizado. Tanto que, muitas vezes, ele é a primeira coisa que lembramos quando pensamos em vendas pela internet.

Na verdade, o termo E-commerce significa comércio eletrônico. Logo, ele representa qualquer tipo de venda feita por meio do uso da internet, tanto por site, plataforma ou aplicativos.

Portanto, no E-commerce temos uma única empresa vendendo o produto, seja ela revendedora ou fabricante. Naturalmente, podem ocorrer algum processo terceirizado no meio do caminho. Entretanto, quando compramos de um E-commerce, estamos adquirindo um produto direto da empresa comerciante.

Por isso, uma característica única do comércio eletrônico é o fato dele não possuir um intermediador durante a aquisição. Ou seja, a compra é feita diretamente entre a loja virtual e o consumidor final.

 Marketplace: O que é?

Da mesma forma que o E-commerce, o Marketplace também é uma plataforma de comércio digital, com algumas diferenças. Similarmente, no Marketplace produtos ou serviços são comercializados pela internet.

Entretanto, o que difere o Marketplace é o fato de se tratar de uma espécie de shopping center virtual. Ou seja, o Marketplace são plataformas online que reúnem diversos vendedores e produtos de várias lojas diferentes. Por isso, nesse tipo de comércio é possível encontrar uma gama muito maior de itens para venda.

Assim, o Marketplace cobra uma taxa da loja para cada venda concretizada. Essa é a forma da plataforma lucrar em cima da compra realizada em sua rede.

armazenagem

Qual é melhor em termos de estoque?

Finalmente chegamos à questão principal, E-commerce ou Marketplace: qual é melhor em relação ao estoque? Na verdade, como a diferença entre E-commerce ou Marketplace está na plataforma onde a venda ocorre, não há melhor opção!

De fato, é possível usar o mesmo modelo de estoque para cada tipo de venda online. Inclusive, se você optar por investir em ambas opções, o melhor é integrar um sistema ao outro. Mas, então, quais são os tipos de estoque podem ser adotados no E-commerce ou Marketplace?

 Estoque físico único:

O estoque físico único é o tipo de armazenagem em que você mesmo aloca os produtos do seu negócio virtual. Ele normalmente é abastecido seguindo as demandas da loja. Assim, esse modelo independe de fornecedor terceirizado e possui produto para pronta entrega.

Por outro lado, o estoque excedente pode gerar grandes perdas para a sua loja. Portanto, ele precisa de mais controle e segurança para sair como o esperado. Além de não possuir tantas vantagens quanto o estoque terceirizado.

 Físico Descentralizado:

Espalhado pelo país, o estoque descentralizado é uma ótima solução para o E-commerce ou Marketplace. Principalmente para aqueles que tem problemas de entrega por sazonalidade.

Ele garante rapidez e facilidade na logística de entrega ao consumidor final. Mas é preciso cuidado, pois ele pode gerar mais gastos com espaço para armazenagem.

 Estoque Compartilhado:

Nesse modelo, o mesmo estoque utilizado a para loja física é utilizado também para o E-commerce ou Marketplace. Dessa forma, ele funciona exatamente como um estoque físico.

Certamente, essa unificação pode trazer mais simplicidade. Entretanto, se não houver uma boa gestão, o sistema da loja física e da virtual podem se confundir.

 Estoque Consignado:

No estoque consignado há um acordo entre o dono do E-commerce ou Marketplace e o fornecedor. Desse modo, é possível que o lojista compre um número determinado de produtos. Assim, caso a loja não venda a mercadoria até a data acordada, o logista pode devolver o que sobrou.

Sem dúvida, com esse tipo de armazenagem você elimina o estoque excedente e não compromete o capital. Por outro lado, normalmente nesses casos o distribuidor cobra mais caro pela mercadoria.

 Estoque de Terceiro:

No modelo estoque de terceiro, é o fornecedor quem define a quantidade de produtos do E-commerce ou Marketplace. Assim, são as lojas virtuais multimarcas que mais utilizam essa opção.

De fato, esse tipo de armazenagem limita o número de produtos para venda. Contudo, ele também pode facilitar a gestão de estoque.

 Estoque Compartilhado:

Nesse modelo, o mesmo estoque utilizado a para loja física é utilizado também para o E-commerce ou Marketplace. Dessa forma, ele funciona exatamente como um estoque físico.

Certamente, essa unificação pode trazer mais simplicidade. Entretanto, se não houver uma boa gestão, o sistema da loja física e da virtual podem se confundir.

estoque para loja virtual

Terceirização

A terceirização de estoque pode funcionar de formas diferentes. Confira qual é a melhor para o seu E-commerce ou Marketplace:

 1- Drop Shipping ou Triangulação:

Nesse modelo de estoque terceirizado, a armazenagem é integrada com a distribuidora terceirizada. Assim, todo pedido de compra feito ao E-commerce ou Marketplace, automaticamente cai no sistema do fornecedor.

Desse modo, o controle do estoque é passado para a empresa terceirizada. Além disso, a empresa distribuidora também fica responsável pela entrega do produto ao cliente final.

 2- Cross Docking:

Sem dúvida, esse modelo é muito similar ao Drop Shipping. Entretanto, nela a empresa distribuidora faz a entrega do produto ao dono do E-commerce ou Marketplace. Desse modo, o lojista fica responsável pela entrega da mercadoria ao cliente final.

Assim, ele é uma ótima opção, pois reduz os custos como os de espaço e automação de estoque. Por outro lado, ele sofre o aumento de controles fiscais por se concentrar no fornecedor.

Escolhendo qual modelo usar

Gostou das informações? Então acesse nosso post Saiba qual é o melhor tipo de estoque para o seu e-commerce. Nele você encontra dicas sobre como lidar da melhor forma com cada um desses modelos de estoque.

Certamente, ao optar por um deles, você deve refletir sobre qual se encaixa melhor ao seu E-commerce ou Marketplace. E, caso escolha usar os dois métodos de venda, se lembre de integrar a gestão de estoque de cada um.

Sabe quem pode te ajudar com isso? A Elemar Armazém Geral e Logística! Possuímos as melhores soluções em gerenciamento de estoques e logística. Por isso somos a parceira perfeita para o seu E-commerce ou Marketplace.

Com grande experiência no mercado, sabemos exatamente como gerir o seu estoque e integrar a gestão de cada um. Portanto, fale conosco e obtenha a ajuda que o estoque do seu E-commerce ou Marketplace precisa.

Também nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram. Lá você acompanha nosso trabalho e fica por dentro de mais dicas exclusivas da Elemar.