Nos últimos anos uma preocupação está atingindo a população do mundo inteiro. É o impacto das ações humanas no meio ambiente. Mas como resolver essa questão no âmbito da logística? Para isso nasceu o conceito de Logística Reversa.

Esse é um procedimento que busca realizar o retorno e o reaproveitamento dos objetos. Por exemplo, documento, protocolos, produtos, embalagens, materiais, etc. Ou seja, essa logística é a reciclagem dos materiais que usamos nos processos logísticos.

Confira abaixo o conceito de Logística Reversa. Além de descobrir e como ela pode ajudar não só o planeta, mas também a sua empresa.

Conceito de Logística Reversa

As recentes leis e normas de proteção ambiental fez nascer uma grande variedade de soluções sustentáveis. Como resultado, temos a Logística Reversa, no âmbito empresarial. Ele serve para adequar os processos produtivos ao descarte e reaproveitamento correto de resíduos.

Seu conceito é o de buscar por ações que viabilizam a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. A logística reversa faz tudo isso com o intuito de reaproveitar o material. Além de dar outro destino final adequado a preservação do meio ambiente.

Portanto, a Logística Reversa é o conjunto de ações que promove o reaproveitamento dos materiais. Isto é, produtos que o ramo empresarial não precisa mais. Assim, tem motivo para essa logística levar o nome de reversa. Isto é, justamente por ser um procedimento contrário ao convencional.

logística

Vantagens e benefícios

O serviço de Logística Reversa é interessante para a sua empresa, pois reduz os custos. Uma vez que ela reaproveita materiais e produtos, os gastos passam por um corte.

Além disso, ela também promove uma melhoria na produtividade da logística em geral. Fora que criar uma imagem de amigo do meio amiente pode ser positivo junto ao público.

Ademais, em alguns casos a empresa é obrigada por lei a se adequar às medidas ambientais. Assim, ela pode contar com a Logística Reversa.

Outro benefício é aquele presente no cerne do seu próprio conceito. Ou seja, fazer o bem para o meio ambiente.

Etapas da Logística Reversa

A Logística Reversa ocorre em três etapas básicas. Contundo, para aplicá-las no seu negócio, é preciso entender o seu funcionamento. Além de conhece-las a fundo. As etapas são:

 Devolução do produto ou embalagem ao comerciante ou distribuidor

 Retorno do material ao fabricante ou importador.

 Os objetos são encaminhados para reuso, reciclagem ou descarte adequado.

Na primeira etapa, portanto, o consumidor devolve o produto ou a embalagem. Essa devolução dever ser feita ao distribuidor ou comerciante. Mas o processo depende do tipo de operação qua sua empresa realiza.

Assim, na segunda fase o comerciante deve remeter o produto ao fabricante ou importador.

Finalmente, no terceiro estágio, é a vez do fabricante ou importador reencaminhar o item. Ele deve enviar o produto para reuso, reciclagem ou, ainda, para ter um descarte correto.

logística reversa

Logística Reversa no pós-venda e no pós-consumo

Além de conhecer essas etapas para aplicá-las, existe uma segunda finalidade. Ou seja, é importante lembrar que sua empresa deve aplicar as etapas aos dois formatos de Logística Reversa.

Isso significa que você deve executar essa logística em duas áreas. Tanto no momento após a venda, quanto na hora após o consumo.

O pós-venda acontece, por exemplo, quando o processo de pedido encontra um erro. Logo, esse produto teve pouco ou nenhum uso. Isso significa que você pode dar outro uso para ele.

Já o pós-consumo se dá pela finalização da vida útil ou quando sua validade chega ao fim. Nesse caso, o produto já se encontra em uma situação imprópria para o uso. Assim ele deve passar pelo processo de reciclagem adequado.

Tem interesse, mas ainda não sabe como colocar a Logística Reversa em prática? A Elemar Armazéns Gerais e Logística te ajuda! Oferecemos o melhor serviço da região.

Entre em contado conosco e peça um orçamento para a sua empresa. A armazenagem e logística terceirizada proporciona muitas vantagens. Assim, podemos ser o que o seu negócio precisa para decolar.

Siga a Elemar nas redes sociais, Facebook e Instagram. Não perca as próximas sugestões sobre logística e armazém.