Uma loja virtual de sucesso conta com entregas rápidas, dentro do prazo, e sem nenhum defeito. Mas você sabia que, para tanto, é preciso ter um estoque muito bem gerido?

A forma que você armazena e gerencia seus produtos faz toda a diferença no resultado final da sua loja virtual. Se você está começando um negócio e tem dúvidas de como montar seu estoque inicial, confira tudo aqui em baixo:

Como definir uma estrutura adequada?

Dependendo de como será o modelo da sua loja virtual, você precisará de um espaço físico para guardar sua mercadoria. Porém, as características do local deve ser definido conforme o segmento da sua loja virtual.

Isso porque diferentes produtos pedem diferentes estruturas. Por exemplo, se sua loja virtual vender produtos perecíveis, ela precisará de um local arejado, limpo, iluminado e sem sol. Se for produtos de materiais frágeis, como vidro, o espaço deve ser planejado para proteger esses artigos de possíveis danos.

Uma vez que não há como saber a velocidade de venda, seus produtos podem ficar guardados por um bom tempo. Portanto, estude qual é a estrutura mais adequada para os materiais da sua loja virtual, e evite perdas de estoque.

estoque para loja virtual

Como estipular o estoque inicial?

O e-commerce é um ramo cada vez mais crescente da economia. Portanto, saiba que sua loja virtual terá muita concorrência. Desse modo, suas principais preocupações devem ser com os produtos. Então, procure definir onde obtê-los, qual a quantidade necessária, como categorizá-los e assim por diante.

Geralmente é melhor ter estoque excedente do que não ter o suficiente. Contudo, preste atenção em como suas vendas aumentam para que você possa ser mais eficaz com pedidos futuros.

O bom gerenciamento de estoque é necessário para manter o compromisso com a entrega ao cliente. Em alguns casos, por exemplo, os fornecedores demoram entre 15 a 30 dias para reabastecer o estoque. Enquanto isso, sua loja promete entregar em até 3 dias. Assim, é necessário ter um estoque suficiente para cobrir a lacuna.

Você precisa verificar cada um dos produtos que da sua loja virtual e prever as vendas por item de linha. Além disso, não se esqueça de usar o conceito acima para definir seus níveis mínimos de estoque.

À medida que o tempo passar, você obterá o histórico de suas vendas. Com ele você terá muito mais precisão, pois possuirá vendas reais da sua loja virtual para usar como base.

Como determinar o orçamento?

Primeiramente, faça um planejamento da sua loja virtual levando em consideração as questões anteriores. Assim, você terá uma orientação de quanto irá dispor financeiramente para poder pagar um local onde guardar seu estoque.

Como delimitar a quantidade?

Em primeiro lugar, selecione quais os produtos que você venderá na sua loja virtual. Feito isso, dependendo do segmento, o artigo contará com vários modelos disponíveis. Procure abranger um certo número de cada, seja por tamanhos, cores, formas, ilustrações ou outras características.

Dessa forma, você conseguirá atender aos gostos de vários tipos de clientes e vender mais.

estoque para loja virtual

Dica: dê uma olhada na concorrência da sua Loja Virtual

Pesquise na internet por e-commerces do mesmo segmento que a sua loja virtual. Procure pelos produtos mais vendidos, eles são os famosos “carro-chefe”. Veja as opções que as pessoas mais compram por modelo, cor e tamanho. Assim, você terá uma ideia de qual deverá ser a dimensão do seu estoque.

Não se esqueça que um estoque muito grande traz despesas, gastos com manutenção e desperdício quando não se vende tudo. Ou ainda perdas ao pagar por um local grande e não usar todo o espaço.

E então, esclareceu as suas dúvidas? Gerir uma loja virtual e ainda ter que administrar as etapas complexas de um estoque parece difícil, não é mesmo? Mas nós temos a solução: você pode evitar esses gastos desnecessários contratando um serviço de estoque terceirizado, como a Elemar!

São muitas as vantagens que a terceirização pode trazer para a sua loja virtual. Redução de custos, melhor distribuição e entrega, gerenciamento profissionalizado, são apenas algumas das garantias que nós oferecemos. Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento para o estoque da sua loja virtual.

E também não deixe de seguir as nossas redes sociais, Facebook e Instagram. Lá você fica antenado sobre todas as novidades no ramo da armazenagem e logística.