comercial.eag@elemar-eag.com.br

Trabalhe Conosco

Seja Nosso Fornecedor

Ouvidoria
Acompanhar Entrega

Portal de Denúncias

RNC

Está começando seu e-commerce e ainda não sabe como gerir seu estoque? Quer descobrir qual modelo é o mais ideal para o seu negócio? Então este post é para você.

Confira abaixo algumas opções de gestão de estoque que são apropriadas para o e-commerce. Uma delas pode ser a solução que faltava para uma melhor armazenagem e logística dos seus produtos.

 Estoque físico único:

O espaço físico único é o tipo de estoque onde você mesmo aloca os produtos do seu e-commerce. Ele normalmente é abastecido seguindo as demandas da loja.

  • Pontos Positivos: esse modelo não depende de fornecedor terceirizado. Além disso, possui produto para pronta entrega.
  • Negativos: a sobra ou estoque em excesso, certamente, pode gerar grandes perdas ao seu e-commerce.
  • Dica: é interessante automatizar a gestão do estoque. Fora que integrá-la à uma plataforma virtual garante a segurança e o controle.

 Físico Descentralizado:

O estoque descentralizado é uma ótima solução para o e-commerce que tem problemas de entrega por sazonalidade. Isso porque ele fica espalhado pelo país.

  • Vantagens: garante rapidez e facilidade na logística de entrega.
  • Desvantagens: acaba gerando mais gastos com espaço para armazenagem.
  • Dica: integre o controle de todos os pontos de estoque.
estoque para e-commerce

  Estoque Compartilhado:

Nesse modelo, o mesmo estoque utilizado a para loja física é utilizado também para o e-commerce. Dessa forma, funciona exatamente como um estoque físico.

  • Benefícios: unificação do espaço físico para estoque. Assim, ele traz mais simplicidade.
  • Pontos Negativos: sem dúvida, ele causa dificuldade de distinção de sistemas. Pois, a do espaço físico se confunde com a do virtual.
  • Dica: alinhar pedidos de compras do e-commerce com a loja a física em tempo real. Com certeza, isso ajudará a evitar complicações.

 Estoque Consignado:

No estoque consignado há um acordo entre o dono do e-commerce e o fornecedor. Desse modo, é possível que o lojista compre um número determinado de produtos. No caso do e-commerce não conseguir vender a mercadoria até a data acordada, o lojista pode devolver o que sobrou.

  • Pontos Positivos: de fato, com esta prática você elimina o estoque excedente. Desse modo, não compromete o capital.
  • Desvantagens: os e-commerce que operam com estoque consignado normalmente vendem produtos de menor giro no mercado. Portanto, normalmente o distribuidor cobra mais caro pela mercadoria.
  • Dica: mesmo com o estoque consignado, prever e controlar o mínimo de peças é importante. Dessa forma, você não compromete o espaço físico e evita gastos desnecessários.

 Estoque de Terceiro:

No modelo de estoque de terceiro, é o fornecedor quem define a quantidade de produtos do e-commerce. Consequentemente, essa prática é muito utilizada em lojas virtuais multimarcas.

  • Desvantagem: limitação de produtos para venda
  • Pontos Positivos: facilidade na gestão do estoque
  • Dica: você pode negociar com o fornecedor uma quantidade mínima de peças. Além disso, alinhar a encomenda de acordo com demanda de pedidos no e-commerce também é uma boa.
estoque para e-commerce

Terceirização do Estoque para E-commerce

A terceirização de estoque pode funcionar de formas diferentes. Confira qual é a melhor para o seu negócio:

 1- Drop Shipping ou Triangulação:

Nesse modelo, o estoque fica integrado com a distribuidora terceirizada. Assim, todo pedido de compra feito ao e-commerce, automaticamente cai no sistema do fornecedor. Portanto, o controle do estoque é passado para a empresa terceirizada.

Além disso, a empresa distribuidora também fica responsável pela entrega do produto ao cliente final.

 2- Cross Docking:

Funciona exatamente como o Drop Shipping, mas a empresa distribuidora faz a entrega do produto ao dono do e-commerce. Desse modo, o lojista fica responsável pela entrega da mercadoria ao cliente.

  • Pontos Positivos: sem dúvida, há uma redução nos custos como espaço e automação de estoque.
  • Negativos: o estoque fica centralizado no fornecedor e sofre aumento de controles fiscais.
  • Dicas: adquira uma plataforma de e-commerce que esteja integrada ao sistema de controle de estoque. Assim, você pode ter o controle do e-commerce alinhado com a gestão do estoque, administrando ambos por apenas um canal.

Conclusão

Definir qual o melhor modelo de estoque para o seu e-commerce depende do tipo de negócio que você tem. No entanto, de qualquer maneira, a escolha pede planejamento e análise. Assim, você não compromete a verba nem seu tempo em soluções que sejam ineficientes.

Ficou com alguma dúvida ou ainda precisa de ajuda com o seu estoque? Entre em contato com a Elemar! Nós possuímos as melhores soluções em logística e gerenciamento de estoques, e estamos aqui para ajudar o seu e-commerce.

Além disso, não deixe de seguir a Elemar nas redes sociais Facebook e Instagram. Nossos posts são informativos para que você fique por dentro de tudo que há de novo no ramo da armazenagem.

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.