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No artigo de hoje, falaremos sobre o Last Mile

Mas, para que você entenda o conceito dessa palavra, vamos entender primeiro o contexto do mercado atual. 

Com a pandemia de covid-19 e a transformação digital, muitos consumidores passaram a fazer compras online, através dos e-commerces.

Para se ter uma noção, o mercado eletrônico registrou uma alta de 41% e um faturamento de mais de R$87 bilhões. E essa tendência veio para ficar de vez, mudando os hábitos e padrões de consumo tradicionais.

E, para acompanhar essa verdadeira revolução tecnológica, as empresas tiveram que repensar seus processos logísticos de entrega, para que eles sejam mais rápidos e eficientes, evitando qualquer tipo de percalço no meio do caminho.

Afinal de contas, o que é Last Mile?

Na tradução do inglês, “Last Mile” significa “última milha”.

Trata-se de um conceito da logística que envolve a última etapa de uma venda online: quando o produto sai do armazém em direção à porta do cliente.

Em outras palavras, é a entrega do produto no momento em que ele sai do centro de distribuição para chegar até a casa do cliente. Ela é, literalmente, a última etapa de toda a cadeia logística de entregas.

Quais são as etapas da cadeia logística de uma empresa?

Dentro da cadeia logística existem diversos termos que designam processos distintos do supply chain (gerenciamento da cadeia de suprimentos).

Confira as diferenças abaixo.

First Mile ou primeira milha:

Trata-se do primeiro passo no transporte de mercadorias.

Abrange o translado intercontinental dos produtos, todos realizados por vias marítimas, de seus respectivos fabricantes para que cheguem até os centros de distribuição de seus países de destino.

Middle mile ou milha intermediária:

É o transporte intermediário da jornada de um produto sendo realizado por veículos de grande porte. 

Pode ser realizado por vias aéreas ou por meio das rodovias que conectam portos e aeroportos com os centros de distribuição. 

Em outras palavras, é a chegada do produto ao ponto anterior ao endereço do cliente, podendo ser uma loja, um mercado ou um centro de distribuição.

Last mile ou última milha:

Como vimos anteriormente, este é o transporte que sai dos centros de distribuição em direção à casa do cliente. 

Nesta fase, o consumidor final normalmente acompanha a entrega de seu produto, uma vez que há uma tendência em aproximar os estoques dos produtos a ele. 

Ou seja, a mercadoria já está em algum centro de distribuição ou alguma loja física próxima no instante da venda, sendo o Last Mile a única operação faltante para que o consumidor receba a carga. 

Essa é a etapa mais difícil e delicada de um processo de transporte e entrega de mercadorias, dependendo de questões logísticas das próprias cidades, como trânsito, qualidade de infraestrutura e segurança.

Por isso, deve ser bem planejada e executada, por um empresa que possua qualidade na prestação de serviços de transporte, como a Elemar EAG. Isso gerará ótimos impactos nas vendas.

O que pode impactar a operação de Last Mile?

São várias as situações que podem impactar diretamente a operação de Last Mile, comprometendo a qualidade das entregas, assim como o cumprimento de prazos. 

Entre os principais motivos estão: Picos de demanda e falta de motoristas, trânsito, chuva e roubo de cargas, etc. 

Essas são situações que podem comprometer esta etapa e, consequentemente, a experiência final do consumidor. 

Para dimensionarmos melhor este cenário, é importante que entendamos uma coisa: esta é a etapa em que é mostrado todo o trabalho para o cliente, quando o produto adquirido chega em suas mãos, gerando muita expectativa no recebimento da encomenda.

Um trabalho bem executado gera a felicidade no cliente e cria a confiança de poder contar novamente com o serviço prestado.

Portanto, esta parte da operação possui um alto custo para a empresa, exigindo um planejamento apurado e o uso de tecnologias para que a margem de lucro não seja reduzida, evitando prejuízos.

O cliente que se encontra ausente, e acaba não recebendo a encomenda quando entregue, é um dos problemas mais comuns e graves, aumentando o custo de frete devido às novas tentativas de entrega. 

É essencial que haja uma comunicação entre entregador e consumidor para evitar este tipo de falha.

Qual a importância do Last Mile?

A última etapa da compra é também a mais importante de toda a cadeia logística, pois é ela que irá ditar se o cliente está satisfeito ou não com os serviços prestados.

É nesse momento em que o seu cliente estará mais ansioso para a chegada do produto. Além disso, é no Last Mile que seu cliente irá decidir se vai ou não comprar com a sua empresa novamente. 

Por isso, se você deseja melhorar a imagem e performance da sua empresa, além de reduzir custos, é preciso investir em uma boa empresa que ofereça soluções logísticas, inclusive no ramo do transporte, como a Elemar EAG

Como otimizar o Last Mile?

A seguir, daremos dicas para otimizar o Last Mile e ter entregas mais assertivas.

Além de ter um bom planejamento e constantes análises de performance da sua empresa, você também pode utilizar a tecnologia a seu favor na hora de melhorar a experiência do seu cliente com a última milha. 

Uma maneira muito eficiente de controlar as entregas é manter planilhas que otimizam os processos de distribuição. 

Assim, é possível organizar cada entrega de acordo com produto, motorista responsável, veículo utilizado, etc. 

Além disso, ter uma gestão de frota toda integrada também auxilia na melhora da performance das entregas. Podemos incluir nesse pacote a roteirização, rastreamento veicular, monitoramento de veículos, entre outras soluções. 

Além das tecnologias de roteirização, é crucial ter uma tecnologia que permita ter um supply elástico e altamente gerenciável.

Com prazos de entrega na casa dos “minutos”, é essencial desenvolver uma rede flexível de motoristas para absorver as variações de demanda, assim como rastrear as entregas e se comunicar com o cliente de forma assertiva, gerenciando sua expectativa.

Isso claro, sem contar o feedback dos clientes. Eles podem dar dicas do que funciona bem e o que é necessário melhorar. 

Tenha um Last Mile de alta performance com a Elemar EAG!

Com todas essas dicas, você já pode oferecer um serviço de Last Mile de primeira qualidade! 

E é claro que a Elemar EAG é a melhor provedora de serviços logísticos. Contamos com profissionais e parceiros com vasta experiência na distribuição de produtos na Capital e Grande São Paulo. 

Através de processos rigorosos na logística de distribuição, alcançamos níveis elevados de produtividade e performance, com total garantia de rastreabilidade e controle de entrega. É a maneira mais fácil de fazer com que seu produto chegue ao destino com rapidez e segurança. 

Por isso, se você está à procura dos melhores serviços logísticos, a Elemar EAG é a sua melhor escolha! 

Conte conosco.