comercial.eag@elemar-eag.com.br

Acompanhar Entrega

  comercial.eag@elemar-eag.com.br

  Trabalhe Conosco
Seja Nosso Fornecedor
Ouvidoria

Acompanhar Entrega

Portal de Denúncias

O Crossdocking é a estratégia logística perfeita para quem quer vender online sem ter que se preocupar em estocar produtos. Nesse tipo de sistema, as encomendas são recebidas do fornecedor em um centro de distribuição e logo em seguida já são despachadas, sem passar pelas mãos do lojista.

Assim, esse serviço oferece eficiência e agilidade de entrega, com a confiança de contar com uma empresa que é especializada nas principais soluções logísticas. E o melhor de tudo: sem abrir mão da economia e da competitividade de mercado.

Quer saber como o Crossdocking pode fazer a diferença no seu negócio? Continue lendo esse artigo e descubra tudo sobre essa estratégia logística. 

Crossdocking: como funciona?

Crossdocking é um sistema logístico que funciona da seguinte forma: o cliente compra um produto através da sua loja online, essa encomenda é enviada pelo seu fornecedor para um centro de distribuição, que é especializado em despachar o produto para o cliente final.

Todo esse processo é extremamente rápido. Muitas vezes, os centros de distribuição com boa infraestrutura são capazes de redirecionar a encomenda para o destinatário dentro de 24 horas ou, até mesmo, imediatamente.

De maneira resumida, o sistema de Crossdocking é a melhor saída para as lojas que buscam por agilidade sem que se exija um grande investimento em estrutura logística e espaço para manter um estoque.

As vantagens e desvantagens do Crossdocking

Existem diversos benefícios do sistema de Crossdocking, dos quais podemos destacar três: 

  1. Agilidade; 
  2. Baixo custo;
  3. Funcionamento sem estoque próprio.

A agilidade, por exemplo, se dá a partir do fluxo dinâmico que só o Crossdocking é capaz de oferecer. Todo o processo, do fornecedor até o consumidor final, é otimizado para que a logística seja muito mais eficiente.

Em suma, podemos dizer que o Crossdocking é responsável por deixar todas as etapas do pós-venda mais interligadas, em uma cadeia inteligente e com encaminhamento mais enxuto.

Porém, essa também é uma das desvantagens dessa estratégia, uma vez que um atraso no fornecedor, por exemplo, desencadeia complicações nas etapas seguintes. 

Para evitar dores de cabeça, é preciso manter o fornecedor e o centro de distribuição sempre em sincronia com o seu e-commerce. Acima de tudo, é preciso ter confiança nas empresas que praticam esses serviços. 

Os tipos de Crossdocking

O Crossdocking possui 3 subcategorias mais comuns no mercado. São elas:

1) Crossdocking contínuo:

Pode ser chamado de Crossdocking convencional, em que a mercadoria chega ao centro de distribuição e é despachada para o destinatário o mais rápido possível, em um fluxo contínuo.

2) Crossdocking consolidado:

Nesse tipo de Crossdocking, os produtos chegam do fornecedor sem estarem prontos para serem enviados para o cliente final. 

Assim, torna-se necessária a inspeção, separação de itens e até mesmo a montagem de kits antes de serem despachado para o destinatário. 

3) Crossdocking de distribuição:

É a categoria utilizada pelas empresas B2B (business to business), na qual se separa uma encomenda de porte maior ou com grande volume, em um veículo exclusivo, que será despachada para um único destinatário.

Como implementar o Crossdocking no seu e-commerce

Para que o Crossdocking seja o maior aliado do seu e-commerce, é preciso que os prazos informados sejam rigidamente cumpridos e que seu cliente sempre tenha a melhor experiência possível.

Logo, é necessário ter um bom planejamento de como a estratégia de Crossdocking deve funcionar e saber como escolher os parceiros certos para um bom fullfilment e para que todas as ações sejam realizadas com excelência e sintonia.

Por isso, faz-se indispensável a consideração dos seguintes fatores:

  • A qualificação da equipe de colaboradores;
  • A prestatividade para com a sua loja e com o destinatário final;
  • Uma comunicação transparente e eficiente, tanto interna quanto externa;
  • Investimento em softwares de última geração, como o TMS para gestão de transportes, e um sistema integrado de gestão empresarial, como um ERP;
  • Tenha um bom planejamento do processo logístico.

Com a Elemar, o Crossdocking é simples!

E se você quiser saber onde você encontra tudo isso e muito mais, é simples: você já encontrou!

A Elemar Armazém Geral e Logística tem tudo o que você procura para desfrutar do melhor da estratégia de Crossdocking. com segurança e garantia de eficiência.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra o porquê nós somos a parceira perfeita para o seu e-commerce, especializada em todas as etapas de Fulfillment.

Gostou das dicas? Então confira mais sobre como reduzir os custos logísticos do seu estoque no nosso outro post aqui do blog. Nele você encontra 5 dicas que valem ouro na hora de reduzir custos logísticos.

Também nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram. Lá, você acompanha nosso trabalho e fica por dentro de mais dicas exclusivas da Elemar.

Até a próxima!