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Existem diversos tópicos que devemos ficar atentos para evitar prejuízos e reduzir custos logísticos. Sem dúvida, uma das coisas que devemos ficar sempre de olho é o estoque parado, que pode significar até mesmo a perda de controle sobre a cadeia de funcionamento do seu varejo ou e-commerce.

Primeiramente, podemos dizer que um estoque otimizado é peça central da gestão logística, representando a maior concentração dos investimentos de quase qualquer empresa: seus produtos.

Por isso, cuidar para que o estoque esteja sempre se renovando é um dever tanto estratégico quanto financeiro. Afinal, o fluxo de entrada e saída de mercadorias é o principal fator que determina a rentabilidade e saúde do negócio.

Continue lendo e descubra o que constitui um estoque parado e quais são as melhores estratégias para evitar seus prejuízos.

O que é estoque parado?

Quando o fluxo de um ou mais produtos do seu portfólio não tem a saída esperada e começam a acumular nos armazéns, o resultado é um estoque parado. Nesse sentido, o estoque parado é algo comum tanto para lojistas de varejo quanto para o e-commerce

Com as vendas sem a perspectiva de aumento, tais produtos têm sua renda comprometida e passam a servir apenas para ocupar espaço.

Com as vendas sem a perspectiva de aumento, tais produtos têm sua renda comprometida e passam a servir apenas para ocupar espaço.

Entretanto, o que muitos empresários não sabem é que o estoque parado não é só fruto de baixas vendas ou da concorrência acirrada do mercado. O estoque parado também pode ser resultado de uma má gestão do seu estoque e pode ser evitado com algumas estratégias.

Antes de detalharmos quais são essas estratégias, porém, vamos nos aprofundar em quais são os riscos do estoque parado para o seu negócio.

Os prejuízos do estoque parado

Ter um estoque improdutivo afeta diretamente os lucros de qualquer empresa. Quanto maior o estoque parado, menor o número de vendas.

Além disso, ele também encarece toda a cadeia logística, podendo resultar em perdas de produtos perecíveis e endividamento.

Afinal, muitas vezes o lojista acaba sendo obrigado a adquirir mais espaço para dar conta do seu portfólio, uma vez que as mercadorias supérfluas estão ocupando espaço. E, consequentemente, isso aumenta os custos de armazenamento.

Com esse maior volume de produtos, muitos acabam sendo negligenciados. Mercadorias atingem seu prazo de validade ou perdem sua chance de comercialização devido à sazonalidade – como alimentos e coleções de moda, respectivamente.

Para tentar contornar essas perdas financeiras, a busca por empréstimos e soluções de crédito podem afundar a empresa em dívidas com juros altos.

Mas não se preocupe! Estamos aqui para dar as dicas que vão salvar a sua loja desses prejuízos.

Estratégias para evitar o estoque parado

Algumas boas práticas e estratégias são o suficiente para evitar o estoque parado e seus eventuais danos. Confira abaixo as nossas dicas!

1) Informatização

Trabalhar com dados e atualizações constantes sobre a gestão do seu estoque é fundamental. Sem tecnologia, estatísticas e know-how, não há como tomar decisões assertivas e informatizadas. 

Alinhe-se com profissionais capazes de fornecer estratégias atualizadas e que são ideais para o modelo do seu negócio.

2) Aposte em novos canais de venda

Dos últimos anos para cá, é inegável o quanto o e-commerce se fortaleceu no mercado brasileiro – e tudo indica que ele continuará expandindo suas vendas nos próximos anos.

Por isso, uma boa estratégia para evitar um estoque parado é investir e explorar as vendas omnichannel. Aproveite as oportunidades que tanto os canais físicos quanto os digitais oferecem para o escoamento de produtos.

3) Tenha uma equipe capacitada

Todo o trabalho de gestão do estoque precisa estar nas mãos de profissionais capacitados para realizar suas operações operacionais, logísticas ou estratégicas.

Com a equipe adequada no comando do seu sistema informatizado, tenha sempre um monitoramento preciso de todo o fluxo de mercadorias do seu estoque – e esteja a par de quaisquer problemas. 

4) Saiba das sazonalidades

As vendas de boa parte das empresas costumam ser cíclicas. Por isso, tenha sempre em mente quando é o começo e o término do período favorável para cada tipo de mercadoria em seu estoque.

Para manter um faturamento sustentável, é necessário compreender o momento certo para lançar novos produtos e aposentar o que se torna obsoleto.

Assim, ao se aproximar da época de menor demanda, é possível concentrar esforços para liquidar este estoque antes que ele se torne ocioso, como anúncios e promoções. 

5) Tenha boa relação com fornecedores

Um estoque parado pode abalar a sua relação com fornecedores. 

Sempre busque por acordos que sejam amigáveis para ambas as partes e, em casos mais flexíveis, negocie trocas ou devoluções do seu estoque parado

Resolvendo problemas de estoque com os parceiros certos

Resumindo todas as estratégias anteriores em uma única dica de ouro: tenha os parceiros certos.

Garantir empresas parceiras que estejam comprometidas com a otimização dos serviços e dispostas a manter um diálogo aberto é essencial.

No caso da gerência de estoque em si, um recurso tecnológico que faz toda a diferença é o WMS (Warehouse Management System), que permite ao vendedor fazer um acompanhamento de perto sobre o giro de produtos do estoque.

Com a Elemar, nunca mais fique com estoque parado!

A Elemar Armazém Geral e Logística tem tudo o que você precisa para manter um fluxo de estoque saudável. Tenha fácil acesso a todas as informações que o nosso sistema WMS de última geração fornece e garanta a assistência de uma equipe especializada.

Nós temos todos os recursos para levar o seu varejo ou e-commerce para o sucesso!

Gostou das dicas? Descubra também como seu e-commerce pode funcionar sem estoque! Confira este artigo sobre Crossdocking e como implementá-lo no seu negócio.

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Até a próxima!