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A confiança do consumidor em fazer compras online está em uma crescente, se estabelecendo como um mercado de enorme potencial. Porém, para poder aproveitá-lo, o serviço da logística do seu e-commerce precisa acompanhar essa evolução.

Para muitos, é justamente na parte de logística que encontramos os maiores problemas para a eficiência do e-commerce e para a satisfação do consumidor, provocando atrasos, danos aos produtos ou encarecendo a compra como um todo. 

Por outro lado, um serviço de logística de excelência pode ser o seu maior aliado, destacando a sua loja entre as demais e promovendo um dos maiores diferenciais para o sucesso do seu negócio: a fidelização de clientes.

Assim como em qualquer segmento do mercado, uma boa armazenagem e distribuição podem garantir a lucratividade e sobrevivência do e-commerce. Nesse sentido, alguns dos principais benefícios da melhor gestão logística são:

  • Aumento do rendimento do e-commerce;
  • Redução de custos;
  • Maior produtividade;
  • Garantia de competitividade no mercado;
  • Mais recursos disponíveis para investir em outros setores.

Por isso, nós separamos 5 dicas para que a logística do seu e-commerce seja sempre capaz de atender às demandas de seus clientes. Confira.

1) Tenha um bom serviço de armazenagem

A armazenagem é um processo complexo e que requer muita atenção para o melhor desempenho da logística do seu e-commerce.

Afinal, cada tipo de produto tem suas especificações, exigindo ambientes com as condições ideais para manutenção da integridade da carga. Para produtos perecíveis, o controle de temperatura é ponto chave. Já para eletrônicos e produtos frágeis, por exemplo, devemos considerar uma proteção de umidade e altas temperaturas, fora o manuseio ao longo do processo.

Por fim, um bom serviço de armazenagem precisa ser centrado em uma organização otimizada, dividida em setores e que facilita a visualização e separação de produtos sempre que necessário.

2) Faça o controle do seu estoque

Às vezes, no e-commerce, é comum que uma venda seja efetuada, mas que logo em seguida ela tenha que ser cancelada devido ao mau gerenciamento do estoque — uma vez que, na verdade, o produto se encontra em falta.

Para evitar esse tipo de frustração ao cliente, fazer um controle eficiente do seu estoque é fundamental. Através dele, você passa a ser capaz de saber:

  • Quais produtos se encontram em pronta entrega;
  • Quais estão acabando e precisam ser repostos;
  • Que tipo de mercadorias se encontram paradas no estoque.

Fora isso, com um controle apurado do seu estoque, você também se torna capaz de agilizar e otimizar outros processos da logística do seu e-commerce

Um dos processos que podem ser simplificados com um bom controle de estoque, por exemplo, é a separação de produtos.

3) Esteja atento à separação do item e capricho da embalagem

Enquanto as dicas anteriores se referiam a processos de organização, esta terceira dica já parte para o manuseio e preparação após a venda ser efetuada, já sendo mais diretamente ligados com a satisfação do consumidor.

Dessa forma, estar atento ao tempo necessário para separar e agrupar os itens do pedido, bem como à segurança e praticidade da embalagem para transporte, é essencial para garantir que o cliente irá aprovar os serviços do seu e-commerce. Assim, esse cliente estará inclinado a comprar mais vezes com a sua loja.

Para que não ocorram confusões ou avarias, esses processos da logística do seu e-commerce precisam ser customizados, separados e embalados um a um ou por seções. Aliados a uma constante fiscalização por pontos de melhoria. 

 4) Acompanhe todo o envio e tenha uma boa logística reversa

Muitos acreditam que os processos logísticos do e-commerce acabam na hora do envio, mas isso não é verdade. Acompanhar todas as atualizações do status de rastreamento é uma das responsabilidades do lojista para com seus clientes.

Afinal, é fundamental tomar atitudes rápidas para qualquer imprevisto, com atrasos e extravios.

Por fim, uma das maneiras de melhorar a experiência do cliente é garantir a ele o direito à devolução e trocas de maneira descomplicada. Para isso, um bom serviço de logística reversa é capaz de evitar grandes prejuízos e o descontentamento do consumidor.

5) Conte com uma empresa de Fulfillment

A quinta dica é simples. Os serviços de logística do seu e-commerce são processos que demandam tempo e grandes investimentos, que nem sempre conseguimos lidar por conta própria.Por isso, a melhor forma de otimizar a experiência do consumidor é com a contratação de uma empresa de Fulfillment, capaz de oferecer um serviço logístico de excelência, especializada em serviços de armazenagem, separação e transporte de pedidos.

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Gostou das dicas? Então confira nosso outro post com dicas sobre o melhor tipo de estoque para o seu e-commerce. Nele você encontra dicas sobre como otimizar cada um desses modelos de estoque.

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Até a próxima!