Para que um e-commerce obtenha sucesso, uma boa gestão de estoque é indispensável. O gerenciamento dos materiais em armazenagem exige cuidado especial e muita atenção. Isso porque é ele que ajuda seu e-commerce a cumprir os compromissos firmados com o cliente no ato da compra.

A gestão de estoque garante que o e-commerce tenha estoque suficiente do produto vendido. Dessa forma, você não compromete o prazo de entrega. Por isso essa gestão é tão importante. Afinal, quem não gosta de ver suas compras chegando na hora certa, não é mesmo?

Confira a baixo o que é, e qual a importância da gestão de estoque para o seu e-commerce.

Qual é o conceito de estoque?

Estoque refere-se ao acúmulo de uma quantidade de mercadoria em um ponto determinado. Ele é o produto vendido por uma empresa, podendo ser a mercadoria em estágio final, ou, ainda, a matéria-prima de outro item.

Por exemplo, o estoque de um e-commerce de móveis de madeira inclui mesas, armários e cadeiras, ou seja, móveis. Mas também pode incluir peças de madeira soltas, verniz, parafusos e outros materiais que uma empresa usa na confecção de móveis de madeira.

Armazém geral

O que é a gestão de estoque e armazenagem?

Gestão de estoque e de armazenagem são funções semelhantes e, às vezes, são usadas como sinônimos na prática. No entanto, são conceitos distintos, e é importante que o seu e-commerce saiba a diferença.

Ambos envolvem o monitoramento dos produtos, como rastreamento de peças, contagem de ciclos, picking, embalagem e envio de itens. Além do recebimento de pedidos no estoque já existente.

Contudo, a gestão de armazenagem não se trata apenas de localizar itens. Ela também controla com precisão o que acontece no armazém. Ou seja, quando e quais ações a equipe do armazém executa, além de verificar a execução da armazenagem e do tratamento. E ainda cuida de quais processos devem a empresa deve aplicar para diferentes itens no armazém.

O gerenciamento de estoque é menos específico. No entanto, dependendo do sistema de gerenciamento de inventário usado por seu e-commerce, ele pode ser igualmente complexo. Afinal, ele pode rastrear os principais fatores de desempenho, como vendas, margem média e margens de lucro.

Qual a finalidade da gestão de estoque?

Para que seu e-commerce obtenha lucros, o valor do estoque não pode ser exagerado. É por isso que um bom gerenciamento beneficia a eficiência e longevidade do seu negócio.

Sem uma gestão inteligente, o seu e-commerce enfrentará um exército de desafios, incluindo gastos, perdas e até falhas definitivas. Logo, o principal objetivo da gestão de estoque é aumentar a visibilidade e organização da atividade de inventário. Tudo isso por meio de recursos automatizados e simplificados de retirada/embalagem/expedição.

Esse tipo de organização permite que seu e-commerce cresça com confiança e coloca você na frente do cliente desejado. A gestão de estoque, entre vários outros pontos, ajuda você a:

  • Reduzir custos;

  • Otimizar cumprimento;

  • Fornecer um melhor serviço ao cliente;

  • Evitar a perda de roubo, deterioração e devoluções.

  • Fornecer informações sobre sua capacidade financeira;

  • Prever as preferências do cliente.

Então, qual a importância da gestão de estoque?

A gestão de estoque deve ser uma prioridade para qualquer e-commerce. Ela é importante, pois resulta em melhorias na eficiência do armazém e no atendimento ao cliente. Além de que aumenta a visibilidade do valor do estoque e das margens de lucro.

O controle de estoque traz a visibilidade de todos os produtos do e-commerce e possibilita gerenciar entradas de mercadorias novas. Quando o e-commerce tem um controle mais rígido, ele é capaz de atender a demanda dos clientes em tempo hábil. Ademais, o custo de manutenção de estoque também diminui.

Um bom controle de estoque é quando o e-commerce tem pleno conhecimento de todos os seus produtos. Essa gestão é essencial para saber o valor do estoque que o e-commerce possui. Ela é responsável igualmente por saber qual produto está com baixo ou alto desempenho e quando reabastecer o seu estoque.

Agora você já sabe porque não dá para começar um e-commerce sem contar com um plano de gestão de estoque. Achou complicado? Chama a Elemar, que a nossa equipe descomplica!

Com quase 4 décadas de experiência em logística e armazenagem, a Elemar oferece as melhores soluções em gestão de estoque. Contrate nossos serviços de armazenagem terceirizada e foque no que realmente importa: sua loja vitual.

Siga nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e confira mais dicas para impulsionar o seu e-commerce.