A atividade de armazenagem de alimentos é o conjunto de atividades e requisitos para obter-se uma correta conservação dos alimentos. É dever desse serviço assegurar o controle de qualidade dos alimentos em estoque.

Desse modo, a armazenagem de alimentos requer condições especiais de higiene e de temperatura. Além disso, é necessário uma Gestão do Estoque e, claro, ter as Licenças das agências governamentais.

Quais são as licenças necessárias para a armazenagem de alimentos?

De acordo com a legislação nacional, esse tipo de armazenamento deve seguir normas e padrões preestabelecidos. Essas práticas foram estipuladas para criar condições higiênico-sanitárias na manipulação e processamento de alimentos.

É fundamental que o local de armazenagem de alimentos tenha sido previamente aprovado pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esse órgão é responsável por monitorar o armazenamento de alimentos. Por isso, ela faz visitas inspecionais nos locais que demandam essa atenção.

Essa categoria também passa pela inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dentre outros. Portanto, rotinas de limpeza são frequentes e obrigatórias.

Quais são as condições para uma boa armazenagem de alimentos?

armazenagem de alimentos

A temperatura é um fator importante. No estoque de alimentos, é exigido um controle de temperatura adequada para o tipo de alimento estocado. Desse forma, a temperatura pode variar de 21º a menos 5º ou mais.

Da mesma maneira, é fundamental manter o controle de estoque da armazenagem de alimentos. São monitorados, por exemplo, o número de lote de fabricação, descrição e código dos produtos.

Além disso, o prazo de validade também recebe uma atenção especial. Esse controle é essencial para que a qualquer instante seja possível a visibilidade dos produtos que estão vencendo. Assim, é possível evitar o desperdício na armazenagem de alimentos.

Ademais de todos os registros e condições acima especificados, outras condições são exigidas. Segundo as regras fiscais, o estabelecimento deve manter o controle de fluxo fiscal e operacional completo.

Quais são os fluxos básicos de uma operação de armazenagem de alimentos:

  • Receber a Nota Fiscal de Armazenagem de produtos da empresa depositante
  • Inspecionar produtos no recebimento
  • Registrar no sistema fiscal a entrada dos produtos
  • Atender os pedidos de expedição com as peculiaridades como reembalagem, montagem de kits, etiquetagem, etc.
  • Expedir o material – Entrega para coleta pela transportadora
  • Emitir a Nota Fiscal de retorno de armazenagem
  • Manter todas as informações no Sistema de Controle de estoque. O que permite rastrear todas as movimentações de entrada e saída de cada produto
  • Relatórios específicos para visibilidade da armazenagem
  • KPIs e Dashboard que permitam ao cliente depositante acessar em tempo real todas as informações sobre seu estoque.

Localização da armazenagem de alimentos

Outro fator fundamental é a geolocalização do prestador do armazém. Já que o acesso deve ser simples tanto para veículos pequenos quanto para veículos grandes, essa localização precisa ser estratégica.

Além do acesso, deve-se levar em conta os espaços para estacionamento, docas de descarga e carregamento. Uma boa logística também garante um estoque regulador em determinados centros, assegurando aos clientes uma pronta entrega de seus pedidos.

Segurança da armazenagem de alimentos

Mais um quesito tem que ser igualmente considerado na armazenagem de alimentos: a segurança. Empresas que oferecem esse serviço, ou Armazém Geral, podem disponibilizar a melhor solução para proteção de cargas e estoques.

Entre as medidas de segurança que devem ser aplicadas na armazenagem de alimentos, está o acesso controlado ao local. Câmeras e fiscalização são procedimentos que garantem a segurança 24 horas por dia. Dessa forma, são protegidas tanto as mercadorias quanto as pessoas que atuam dentro da armazenagem de alimentos.

armazenagem de alimentos

A Elemar Logistica, à 40 anos no mercado oferece todas essas condições, e muito mais, para sua armazenagem de alimentos. Desenvolvendo um excelente trabalho, nós também oferecemos vários serviços especiais que o Cliente possa necessitar no decorrer da operação.

Visite nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as atividades que oferecemos e contratar nossos serviços.